Calennig - Um Costume Galês de Ano Novo

 



No dia 31 de Dezembro se festeja a véspera de Ano Novo, a Virada do Ano, o Réveillon. No Brasil as pessoas se reúnem com suas famílias, fazem a ceia, brindam com muita alegria, vestem roupas com cores que acreditam trazer boa sorte, pulam sete ondas no mar e realizam diversas superstições no sentido de buscar um ano melhor. Essa simbiose de festas eufóricas se repete pelo globo de formas e razões diferentes, tomando a ideia e conceito das culturas locais. Uma das datas mais marcantes do calendário contemporâneo, onde percebe-se que cada região do planeta parece convergir em uma egrégora que, para além de festivas, encontra em suas culturas formas de congregar e emanar um tipo de Nwyfre (força ou energia) planetária.

Isso não é diferente entre as nações célticas. O Calennig (pronuncia-se KEL-Ê-NIG) é um costume festivo tradicional no País de Gales que comemora o giro do ciclo do calendário comum, fazendo parte das comemorações de finalização do ano. O termo em galês tem um significado singelo: “Presente”, “Calendas” ou “Primeiro Dia”. Nos centros urbanos é realizado do dia 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro e normalmente segue os ritos atuais com famílias reunidas, a ceia e os fogos. Mas em regiões mais rurais observa-se uma possível sobrevivência de cultos pré-cristãos que fazem referência à cultura celta e romana, através da permanência de aspectos do calendário Juliano, tendo a ocorrência do Ano Novo no dia 13 de Janeiro. É nessa época solsticial que encontramos as famosas Maçãs de Calennig, que podem ser confundidas como meros enfeites aromáticos natalinos nas casas. Mas não se engane! São verdadeiros amuletos.

Você deve ter ficado curioso para saber que costume singular é esse. Bem, convido-o a participar dessa confluência energética de transição no tempo e espaço ou mesmo dessa brincadeira popular que leva a refletir sobre nossos desejos para o futuro. É muito simples de fazer a sua Maçã de Calennig. Anote o que você precisará:


- 1 Maçã (também algumas regiões usam laranjas)

- Cravos (quantos quiser, representam os desejos)

- 3 Gravetos (uma madeira a sua escolha)

- 1 Ramo Verde (normalmente alecrim, tomilho,avelã ou azevinho, estando também livre uma planta a sua escolha)


O costume se resume a cravejar em sua maçã os cravos, fazendo pedidos para o ano que está chegando: saúde, prosperidade, amor, união, paz, alegria, etc.. Após um ato de meditação profunda com seus desejos e expectativas para o ano vindouro perfurando a fruta com os cravos, tome os três gravetos de madeira e finque em três pontos abaixo da maçã, formando um tripé que sustenta seus pedidos. Por fim, o ramo verde é embutido na parte superior da sua maçã, criando uma ligação com o crescimento ao mundo celeste. Utilizado tradicionalmente como um símbolo de “boas colheitas” para o ano a chegar.


Para muitos pode ser apenas uma tradição ingênua, contudo está repleta de significados profundamente mágicos que se conectam com o nosso ser pessoal. A Maçã como fruto representa o Outro Mundo, já que em vários mitos célticos essa aparece como uma fonte de inspiração, juventude, imortalidade e poder, além de estar associado à Ynys Afallach ou Avalon (a Ilha das Maçãs) e as divindades do mundo além das nona onda.  Os cravos representam o plantio de nossos desejos para o próximo ano, que são colocados na terra fértil do Outro Mundo para que sejam realizados enquanto nosso mundo presencia a energia do Solstício – tempo de comunicação espiritual. O tripé feito com os gravetos representa o poder sagrado do número três, que elevam todos os pedidos e sustentam as fortunas solicitadas sob o juramento da ordem cósmica dos três mundos na visão céltica (Céu, Terra e Mar). Por fim, o ramo verde simboliza a ligação com o plano celeste e o crescimento inevitável e pleno das sementes/cravos em direção da luz do Sol, o elemento Fogo – inclusive em algumas regiões se fincam literalmente velas acesas.

Outra questão importante a se dizer é que tradicionalmente em Gales é no Calennig que as pessoas se presenteavam e não no Natal. As Maçãs são inclusive um tipo de presente em algumas ocasiões. As crianças levam as maçãs de casa em casa, batendo de porta em porta, cantando pequenos versos poéticos em agradecimento e desejando a família daquele lar um ano novo de prosperidade e bênçãos. Em troca recebiam singelos presentes e alimentos. Os pães, os queijos e os bolos são na sua maioria os prêmios mais oferecidos. Às vezes se oferta dinheiro. Porém se as pessoas não recepcionassem as crianças bem ou não lhe dessem os presentes, normalmente eram acrescentados versos desejando revezes para os habitantes daquele lugar. Não é uma boa ideia em Gales receber um tabu espiritual de uma criança!

Com as maçãs representando os bons desejos, apontadas para os anfitriões da casa em que visitam, as crianças dizem as seguintes palavras em algumas regiões:


Mi godais heddiw ma's o'm tŷ
A'm cwd a'm pastwn gyda mi,
A dyma'm neges ar eich traws,
Sef llanw'm cwd â bara a chaws.


Eu saí da minha casa hoje
Com minha bolsa e minha bengala,
E aqui está minha mensagem para você,
Dobre minha bolsa com pão e queijo.

(Verso cantado nas regiões de Cardiganshire e Pembrokeshire. Fonte: Wales Museum) 

Também é muito comum que se façam festas com música, poesia e comida pela noite do Ano Novo, onde são oferecidas as maçãs entre familiares como uma forma de presentear com bons votos os parentes. Em algumas regiões do País de Gales, as pessoas saem ao Meio-Dia ou Meia-Noite (simbolicamente, um "não-tempo") para visitar seus amigos e familiares, batendo de porta em porta. Normalmente aqueles que são os anfitriões esperam suas visitas com a mesa farta e muita cerveja. As Maçãs de Calennig são colocadas próximas as janelas, lareiras e até mesmo embaixo das árvores de Natal. Embora o costume tenha declinado à partir da década de 80, segundo alguns estudos, hoje ainda sobrevive em algumas comunidades rurais e há o esforço local de valorizar as práticas culturais galesas. Além de simpatizantes desses costumes que tem trazido um retorno ao Calennig, principalmente entre os neo-pagãos e neo-druidas. 

A raiz simbólica do Calennig denota a comemoração da alegria e a bênção de ser criança, do aqui e agora, do que é e do que não é, como na brincadeira. Um momento universal de celebração da incerteza, mas de estar vivo e de poder sonhar o que virá a ser. Um Presente nos une numa mesma linha de energia global, uma data escolhida para representar a trânsito físico do nosso planeta para um novo ciclo e transição espiritual da Terra em harmonia com a espiral de busca de cada um. O Ano Novo é um momento importante para ritualizar a mudança e transformação nos níveis internos e externos. E mesmo que o ano anterior tenha sido pouco aprazível, nada melhor do que colocar planos, sonhos e expectativas em ação. Semear o campo e trabalhar pela realização do grão. Não se esqueça que a magia está na força da palavra verdadeira trazida a tona com conhecimento sobre os elementos da natureza.

Feliz Ano Novo! Calennig Hapus! /|\

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Druidismo Moderno - Parte I

Blodeuwedd: Análises e Paralelismos